domingo, 9 de março de 2008

NUDE

Don't get any big ideas
They're not going to happen!

Estou numa fase Nude. Pra não dizer fase "In Rainbows", pois esta já dura MESES!
Vi um clipe interessante no youtube, onde as imagens e a letra são totalmente interligadas, uma falando pela outra e vice-versa.

Não tenha nenhuma grande idéia, elas não irão acontecer.
Seria um começo pessimista?
Não!
Muitos radioheadianos fanáticos interpretam algumas músicas como pessimistas, deprês, chateantes. A minha opinião? Bom, eu acho realmente que a grande maioria dos seres humanos viventes e consumidores de 02 existentes na face deste mediano planeta, não consegue compreender sequer uma melodia vinda dos caras!!


You paint yourself white
And fill it up of noise
But they'll be something missing...


As metáforas, sim. Estão sempre presentes, e são exatamente elas que tornam a compreensão tão limitada. A maioria das coisas, quando interpretadas literalmente, perdem o sentido.
Você tenta mudar, se pinta de uma cor NEUTRA, se preenche de todas as bobagens do mundo, e mesmo assim algo continua faltando...


And now that you've found it
its gone...


Ah, é claro. NADA é tão fácil assim, como parece. Não adiantou nada do que você fez, nenhum disfarce, nenhuma tentativa de des-dizer o já dito. Agora que você achou, você perdeu, foi embora, ja era.


and now that you feel it
you don't...
You've gone off the rails


E quando você pensou que tinha conseguido sentir, passou. Você saiu dos trilhos!


E agora, a frase que eu mais gosto nessa música, e que tem uma melodia extremamente lírica, linda, apoteótica:


You'll go to hell for what your dirty mind is thinking...


Bom, como eu comentei no início, o clipe mostra cenas chocantes do sofrimento de Cristo, toda aquela história de sua peregrinação, o calvário e toda a história que qualquer cristão ou ateu sabe contar.
É claro que, além de Cristo, podemos citar vários outros mártires que foram perseguidos por propagarem idéias em determinada sociedade, determinada época. Um ser humano que foi capaz de irritar e botar medo em outro, que assim decidiu matá-lo, numa tentativa de calar sua boca!

Você vai para o inferno pelas coisas que sua mente suja está pensando,
So don't have any big ideas, they are not gonna happen!
É um conselho. Uma ironia? Uma prudência, eu diria.


NUDE, umas das minhas preferidas do IR, perfeitamente linda em todos os detalhes.
E uma crítica à repressão das idéias, sejam elas quais forem.


.

Um comentário:

dNap disse...

Caralho!

Que puta interpretação ANIMAL!!!!

Nunca tinha pensado por ese viés.

Valeu, Mana!