quarta-feira, 12 de março de 2008

Pyramid song



I jumped in the river and what did I see?

black-eyed angels swimming with me

a moon full of stars and astral cars

all the figures i used to see

all my lovers were there with me

all my past and futures

and we all went to heaven in a little row boat

there was nothing to fear and nothing to doubt


Devo dizer que é uma interpretação subjetiva e q não ha verdade nenhuma nela a nao ser minha propria.


A agua é considerada um condutor universal.Nós mesmos somos 70% constituidos dela.Assim como 71% de toda superficie do planeta.Ingrediente essencial da vida.É considerada purificadora na maioria das religiões(hinduismo,cristianismo,judaismo,islamismo,xintoismo e wicca).Remete do mesmo modo à idéia de renovação e de perenidade. Na Bíblia, por exemplo, representa a vida espiritual e o Espírito oferecidos pelo Pai aos homens por meio de seu filho. Foi na agua que,ha cerca de 4 bilhões de anos,surgiu a vida.
Existem praticantes de meditação na agua(morna,diga-se de passagem),para uma total perda de noção de tempo e espaço,tambem para que traga uma especie de "felicidade do utero".
A existencia anterior as preocupações.Um caminho para reflexão e auto-conhecimento.
Não ocorre uma relação mitica no que diz respeito a dependermos da agua,indubitavel.

O fato da letra dizer que: "pulei num rio e o que eu vi" ; me passa a impressão de alguem que esta a beira da morte,talvez num coma.Sendo assim a pessoa teria revivido a lembrança da epoca uterina(o fato de mergulhar num rio).A agua seria uma expecie de condutor natural da condição de vivo para a de não existencia,assim como foi ja foi uma vez o inverso.
E é ai,no coma, que a mente libera toda sua simbologia."Anjos que nadam comigo e uma lua cheia de estrelas e carros astrais".
Na mitologia grega, para chegar a Hades (terra dos mortos) as almas pegam a balsa de Caronte para atravessar o rio Aqueronte (das dores).

Venerada como divindade entre antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à fragilidade, à ilusão e à pureza. Por mudar sua forma de aparecer no céu, ou seja, por atravessar fases,na simbologia,a lua é tambem um simbolo de inconstancia.Tem tambem enorme influencia na magia e ocultismo.A letra da canção nao deixa transparecer o sexo do interlocutor.Ha de se pensar no entanto que a lua em questão seja um de seus amores e as estrelas o simbolo de todas as virtudes que brilham nela?Ou seria essa a confirmação da vida do "personagem" esvaindo-se?Ambiguidade.Ponto para Thom Yorke mais uma vez.

A biblia é repleta de citações de anjos.Não podemos negar que ha por parte de muitos uma forte crença na existencia deles.

all the figures i used to see,all my lovers were there with me,all my past and futures...

Aqui o desejo de tudo o que o/a acompanha(ou esteve ao seu lado)se mantenha ali naquele momento.Pessoas que amou(o amor em suas variadas formas),as coisas que viu(lembranças?),o passado e o futuro(ou as esperanças depositadas nele).Coisas essas que vemos citadas deveras asim:
"...foi como se tivesse visto passar o filme de minha vida perante mim."

and we all went to heaven in a little row boat

Fica bem claro aqui uma especie de transição para o "outro lado".Uma viagem feita no caso num pequeno barco.Sendo essa uma demostração de humildade na trajetoria final,do completo desapego as coisas do mundo?Quiçá.

there was nothing to fear and nothing to doubt

Na vida pos morte não ha nada mais que se temer.Não existe mais a confusa proliferação de sensações.Encontrar a paz espiritual.Quiçá possa ser esta letra realmente apenas a ideia vinda de um sonho(como disse Thom),mas que revela uma certa simbologia de morte e catarse.Mensagens oniricas.A experiencia do coma e a travessia para o "outro lado".Pelo menos pra mim,ficou essa impressão.





Um comentário:

Anônimo disse...

exatamente o que eu havia pensado, só com alguns detalhes a mais... muito MASSA!!!