sábado, 15 de março de 2008

i am her face when she sleeps tonight


Ja que falei sobre a teoria dos albuns Ok Computer e In rainbows como sendo complementares um do outro, tambem da minha ideia sobre a letra de House of Cards,vou tentar achar uma união entre essa ultima musica e Climbing Up the Walls,visto que são sequenciais de acordo com a teoria.(leia mais no post : http://peixesestranhos.blogspot.com/2008/03/in-rainbows-e-ok-computer.html )
Vamos a letra:

I am the key to the lock in your house
That keeps your toys in the basement
And if you get too far inside
You'll only see my reflection

Os brinquedos(ou o ato de brincar)são uma epoca de aprendizado na fase pueril.Ajuda a desenvolver seus reflexos,a reagir a estimulos,a desenvolver seu tato e perceber cores e sons, o que é essencial para desenvolver inclusive a fala, audição e visão.
Eu sou a chave de sua casa,que mantem seus brinquedos no porão....
A chave em questão é o seu "eu"adulto mantendo afastado suas recordações de infancia.Uma maneira de sufocar o resquicio de criança que ainda existe dentro da sua alma.Ha muita melancolia,uma saudade sem tamanho dessa epoca.Talvez devido aos percalços dessa vida,uma condição letargica de adulto.
E se você for muito adentro,você apenas verá meu reflexo:
Caso queria se aprofundar na busca pelas memorias infantis,na tentativa desesperada de ressurreição da criança moribunda a respirar em estertores,vera apenas o reflexo do adulto deprimente e apatico que se tornou.

I am her face when she sleeps tonight
I am the pick in the ice
Do not cry out or hit the alarm
You know we're friends 'til we die

Eu sou seu rosto quando ela dorme.
Não grite nem toque o alarme,somos amigos até a morte...Mentir pra si mesmo.Não se preocupe,eu cuido de você.

And either way you turn
I'll be there
Open up your skull
I'll be there
Climbing up the walls

E qualquer caminho que você tome,eu estarei ali.Abra seu cranio e la estarei eu.Subindo pelas paredes.Haja o que houver eu estarei com você,desde que continue sendo essa maquina egoista que nunca se arrisca.Que não pensa por si mesmo.
A criança se maravilha com as coisas do mundo.Sente paixão pois enxerga a magia de estar vivo.Sente prazer nas coisas mais simples,e tolas,segundo nó adultos obliterados por nossa amargura.

It's always best when the light is off
It's always better on the outside
Fifteen blows to the back of your head
Fifteen blows to your mind
So lock the kids up safe tonight
Shut the eyes in the cupboard
I got the smell of a local man
Who's got the loneliest feeling

Muitas crianças tem medo do escuro.É um momento onde se sentem desprotegidas.O medo é uma reação de proteção do organismo que prepara o nosso corpo para fugir de situações de perigo.
Qual a melhor forma de sufoca-la?Sempre melhor quando a luz esta apagada.Dessa maneira ela ira se encolher em seu interior,em posição fetal(que como se sente mais segura),se retrairá.
É sempre melhor do lado de fora.Quinze golpes por detrás de minha cabeça,quinze golpes à tua mente.Portanto tranque as crianças a salvo esta noite.E cerre os olhos no armário.
Mais uma forma de coibir.Ameaças que não se sustentam.Você faz de sua criança um titere.
Vale citar Clarice Lispector: "A salvação é pelo risco, sem o qual, a vida não vale a pena".

Sobre a relação entre Climbing up the walls e House of cards.O fato de ser um adulto de alma desfigurada?Acho que não.Não vejo ambas letras como complemento.Se estiver errado,me abram os olhos!

Nenhum comentário: